Parceiros

SESC | Videobrasil

Teto Projects

Fresh Milk Barbados

Arte Institute

Delfina Foundation

Agora Collective

Prólogo Selo Editorial

Apoio

Electrica

Moleco

Papelaria Universitária

Ciclo de Pesquisas 2015 | Inscrições Abertas

Inscrições abertas para o Ciclo de Pesquisas 2015.

Só até 9 de março!

CicloPesquisas2015

Como um desdobramento do Ciclo de Portfólios, programa que acontece desde 2010, a Casa Tomada tem o prazer de lançar o Ciclo de Pesquisas!

Com o objetivo de estabelecer cruzamentos e conversas entre artistas e público ou entre as artes visuais e outras áreas do conhecimento, o Ciclo de Pesquisas é uma plataforma de discussão, na qual artistas, curadores, antropólogos, músicos, escritores, etc. compartilham suas trajetórias e pesquisas em andamento através de apresentações abertas ao público na Casa Tomada.

O programa divide-se em duas etapas: a primeira consiste em uma conversa individual sobre os trabalhos realizados anteriormente e um acompanhamento na elaboração de uma apresentação pública, com Isabella Rjeille e Tainá Azeredo, gestoras do projeto. Para a segunda etapa, aproveitando-se do espaço informal da Casa Tomada, os participantes farão uma fala aberta sobre suas trajetórias e pesquisas atuais, promovendo um debate e troca direta entre os presentes na ocasião.

Para tanto, a Casa Tomada abre essa convocatória que selecionará interessados em participar do programa. Serão 2 participantes convidados e até 6 selecionados por meio dessa convocatória. Podem inscrever-se artistas, curadores, críticos, escritores, antropólogos, historiadores, músicos, arquitetos, etc.

Para participar é preciso enviar ficha de inscrição + portfólio (opcional) até o dia 09 de março de 2015 para o endereço inscricao@casatomada.com.br com o assunto Ciclo de Pesquisas 2015

Mais informações e ficha de inscrição clique aqui

Inscrições: até 09.03
Divulgação dos selecionados: 13.03
Preparação das apresentações: de 16.03 a 06.04
Apresentações: 8, 15, 22 e 29 de abril

A Casa Recebe: Crossway Foundation

Nesta edição do programa A Casa Recebe, a Casa Tomada convidou a organização inglesa Crossway Foundation para ocupar o espaço da vitrine, entre outubro de 2014 e setembro de 2015.

ACasaRecebe2014C

O trabalho apresentado, que pode ser visto da rua, é parte do resultado do programa Create & Inspire, uma expedição criativa pelo Brasil com 12 artistas de diferentes países do Oriente Médio e Reino Unido, que aconteceu durante o mês de setembro de 2014. Aqui, os artistas envolvidos criaram coletivamente uma constelação que une todos os integrantes do programa, artistas e equipe, conectando-os de diferentes formas, numa ideia de prolongamento desse encontro.

Cada pessoa representada nessa constelação carrega um número que está ligado a um segundo mapa, online no site da Casa Tomada, com informações sobre os participantes e alguns trabalhos individuais, gerados a partir da experiência no Brasil, que serão adicionados à página ao longo do ano.

Para saber mais sobre essa edição do programa e sobre os participantes clique aqui

Só se vive duas vezes – Flora Leite

É com enorme prazer que a Casa Tomada da início à pré-venda da publicação Só se vive duas vezes de Flora Leite em diálogo com Isabella Rjeille, numa parceria entre a Casa Tomada e a Pingado-Prés.

Só se vive duas vezes

Só se vive duas vezes será lançada no dia 23 de agosto na Feira de Publicações Tijuana, e esta pré-venda que vai até o dia 17 de agosto, irá financiar a produção da tiragem inicial e terá o preço exclusivo de R$ 50,00.

A publicação, com projeto gráfico de Lila Botter, é parte resultante do programa de ocupação de ateliês, realizado entre julho de 2013 e março de 2014. A artista Flora Leite, que participou anteriormente de diversos programas da Casa Tomada, foi convidada a permanecer nesse período para dar continuidade à uma nova pesquisa, que teve início durante a residência artística Ateliê Aberto #7.

Para finalizar esse período de ocupação, Flora Leite e Isabella Rjeille trabalharam na elaboração de um glossário que trouxesse para a superfície os termos tocados pelo trabalho.

Para garantir o seu exemplar, entre no site da Pingado-Prés ou clique aqui.

Casa Tomada + Pingado-Prés | Lançamento Tcharafna de Gui

Em parceria com a Pingado-Prés, convidamos para o lançamento de Tcharafna, livro de Gui Mohallem produzido pela editora.

Dia 17 de maio | sábado | das 15h às 19h
Às 16h teremos uma conversa sobre o processo do livro Tcharafna, com Gui Mohallem, Pingado-Prés e Tainá Azeredo.

Durante o evento a banquinha da Pingado-Prés estará por lá também. E a partir desta data, na Casa Tomada, teremos Pingado todos os dias!

convite_casa tomada_2

CICLO DE PORTFÓLIOS 2014

A Casa Tomada tem o prazer de convidar para o Ciclo de Portfólios 2014!

Os encontros acontecerão nos dias 23 e 30 de abril (quartas) e 08 e 15 de maio (quintas).

ciclo 2014

O Ciclo de Portfólios é um programa que acontece anualmente desde 2010, no qual artistas e pesquisadores atuantes em São Paulo são convidados a apresentarem seus portfólios e trajetórias, aproveitando-se da estrutura informal da Casa Tomada, gerando uma discussão e troca direta entre público e participantes. Com o objetivo de pensar a apresentação de portfólio como trabalho, os artistas são convidados a trazerem projetos em andamento e parte de sua produção que aproxime o público de seu universo. A quarta edição do programa é coordenada por Isabella Rjeille que fará, junto à Tomás Toledo, encontros prévios com os artistas participantes para discutir as formas de apresentação.

CICLO DE PORTFÓLIOS . 2014 | CASA TOMADA

23/04 (QUARTA)- Amilcar Packer | Isabella Rjeille
30/04 (QUARTA)- Beatriz Toledo | Raphael Escobar
08/05 (QUINTA)- Maíra Vaz Valente | Sári Ember
15/05 (QUINTA)- Nuno Cassola Marques | Tomás Toledo

Sempre às 20h.
Vagas limitadas por ordem de chegada. Entrada gratuita.