Parceiros

SESC | Videobrasil

Teto Projects

Fresh Milk Barbados

Arte Institute

Delfina Foundation

Agora Collective

Prólogo Selo Editorial

Apoio

Electrica

Moleco

Papelaria Universitária

Lançamento ‘O boletim da juventude’ de Daniel Jablonski

11051886_821281847965761_6469000956703884481_n

O livro, que terá lançamento a partir das 17h do dia 21 de março, trata da gravação de uma longa conversa entre amigos que atravessa uma madrugada de dezembro de 2009, e cujas diretrizes, mais ou menos vagas, eram: fazer um apanhado do presente e planos para o futuro. Seis anos mais tarde, nenhum desses planos se cumpriu. No entanto, lê-se no prefácio do volume a ideia que a juventude consistiria precisamente no descompasso entre as promessas e as realizações. Que há, em suma, uma virtude própria na leviandade dos planos que nunca se cumprem e, por que não?, até mesmo uma beleza inesperada em toda essa ingenuidade travestida de arrogância.

Na ocasião do lançamento, o artista Daniel Jablonski convida outros nomes para uma leitura de fragmentos de textos diversos, pessoais ou de terceiros, que respondem à proposição do livro. Trata-se de pensar ou repensar a juventude enquanto ela acontece, como fracasso ou sucesso, como ponto final ou vereda aberta. E sobretudo, de fazer do lançamento de um livro de artista, um sarau literário à moda antiga, onde se possa discutir livremente algo realmente comum a todos: a juventude, sonhada, perdida ou contada.
Leituras a partir das 18h com: Amilcar Packer | Ana Maria Maia | Bruno Nadkarni | Daniel Jablonski | Fábio Zuker | Flora Leite | Flora Rebollo | Isabella Rjeille | Ismar Tirelli Neto | Júlia Demeter | Mariana Serri | Pedro França

DIa 21 de março | das 17h às 20h
Leituras com convidado às 18h

Selecionados Ciclo de Pesquisas 2015

Temos o prazer de anunciar os participantes do Ciclo de Pesquisas 2015!

- Carlos Guzmán, Colômbia/Bogotá

- Fabio Zuker, Brasil/São Paulo

- Gabriel Bogossian, Brasil/Rio de Janeiro

- Janaína Wagner, Brasil/São Paulo

- Juliana Monachesi, Brasil/São Paulo

- Lucila Gradín, Argentina/Bariloche

- Luísa Nóbrega, Brasil/São Paulo

- Vitor Grunvald, Brasil/Belém

As apresentações do programa acontecerão nos dias 8, 15, 22 e 29 de abril. Mais informações em breve.

Participam da comissão de seleção do Ciclo de Pesquisas 2015: Leonardo Araujo, Isabella Rjeille e Tainá Azeredo.

Ciclo de Pesquisas 2015 | Inscrições Abertas

Inscrições abertas para o Ciclo de Pesquisas 2015.

Só até 9 de março!

CicloPesquisas2015

Como um desdobramento do Ciclo de Portfólios, programa que acontece desde 2010, a Casa Tomada tem o prazer de lançar o Ciclo de Pesquisas!

Com o objetivo de estabelecer cruzamentos e conversas entre artistas e público ou entre as artes visuais e outras áreas do conhecimento, o Ciclo de Pesquisas é uma plataforma de discussão, na qual artistas, curadores, antropólogos, músicos, escritores, etc. compartilham suas trajetórias e pesquisas em andamento através de apresentações abertas ao público na Casa Tomada.

O programa divide-se em duas etapas: a primeira consiste em uma conversa individual sobre os trabalhos realizados anteriormente e um acompanhamento na elaboração de uma apresentação pública, com Isabella Rjeille e Tainá Azeredo, gestoras do projeto. Para a segunda etapa, aproveitando-se do espaço informal da Casa Tomada, os participantes farão uma fala aberta sobre suas trajetórias e pesquisas atuais, promovendo um debate e troca direta entre os presentes na ocasião.

Para tanto, a Casa Tomada abre essa convocatória que selecionará interessados em participar do programa. Serão 2 participantes convidados e até 6 selecionados por meio dessa convocatória. Podem inscrever-se artistas, curadores, críticos, escritores, antropólogos, historiadores, músicos, arquitetos, etc.

Para participar é preciso enviar ficha de inscrição + portfólio (opcional) até o dia 09 de março de 2015 para o endereço inscricao@casatomada.com.br com o assunto Ciclo de Pesquisas 2015

Mais informações e ficha de inscrição clique aqui

Inscrições: até 09.03
Divulgação dos selecionados: 13.03
Preparação das apresentações: de 16.03 a 06.04
Apresentações: 8, 15, 22 e 29 de abril

A Casa Recebe: Crossway Foundation

Nesta edição do programa A Casa Recebe, a Casa Tomada convidou a organização inglesa Crossway Foundation para ocupar o espaço da vitrine, entre outubro de 2014 e setembro de 2015.

ACasaRecebe2014C

O trabalho apresentado, que pode ser visto da rua, é parte do resultado do programa Create & Inspire, uma expedição criativa pelo Brasil com 12 artistas de diferentes países do Oriente Médio e Reino Unido, que aconteceu durante o mês de setembro de 2014. Aqui, os artistas envolvidos criaram coletivamente uma constelação que une todos os integrantes do programa, artistas e equipe, conectando-os de diferentes formas, numa ideia de prolongamento desse encontro.

Cada pessoa representada nessa constelação carrega um número que está ligado a um segundo mapa, online no site da Casa Tomada, com informações sobre os participantes e alguns trabalhos individuais, gerados a partir da experiência no Brasil, que serão adicionados à página ao longo do ano.

Para saber mais sobre essa edição do programa e sobre os participantes clique aqui

Só se vive duas vezes – Flora Leite

É com enorme prazer que a Casa Tomada da início à pré-venda da publicação Só se vive duas vezes de Flora Leite em diálogo com Isabella Rjeille, numa parceria entre a Casa Tomada e a Pingado-Prés.

Só se vive duas vezes

Só se vive duas vezes será lançada no dia 23 de agosto na Feira de Publicações Tijuana, e esta pré-venda que vai até o dia 17 de agosto, irá financiar a produção da tiragem inicial e terá o preço exclusivo de R$ 50,00.

A publicação, com projeto gráfico de Lila Botter, é parte resultante do programa de ocupação de ateliês, realizado entre julho de 2013 e março de 2014. A artista Flora Leite, que participou anteriormente de diversos programas da Casa Tomada, foi convidada a permanecer nesse período para dar continuidade à uma nova pesquisa, que teve início durante a residência artística Ateliê Aberto #7.

Para finalizar esse período de ocupação, Flora Leite e Isabella Rjeille trabalharam na elaboração de um glossário que trouxesse para a superfície os termos tocados pelo trabalho.

Para garantir o seu exemplar, entre no site da Pingado-Prés ou clique aqui.